Informação e ação contra a Dengue!

Saúde e Educação municipal fazem parceria no combate ao mosquito transmissor!

Agentes públicos da Vigilância Ambiental, tem promovido uma ação de conscientização sobre a Dengue nas escolas. Em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, a inciativa visa educar os alunos através da informação, a fim de produzir resultados práticos na diminuição dos casos da doença na sociedade e nas famílias. A campanha tem o acompanhamento da equipe de Epidemiologia do município.

Informação

A utilização de panfletos informativos acompanhado de palestras, tem sido a estratégia adotada para alcançar o público. O material produzido pela Secretaria de Saúde intitulado “10 minutos salvam vidas”, possui um conteúdo relacionado a prevenção da doença. Orientações importantes para evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor tem sido a pauta dos agentes no ambiente de sala de aula. “Temos material explicativo de acordo com a faixa etária alcançando todos os alunos e suas famílias. O objetivo é que a criança ou adolescente posso ser o canal de informação para suas casas. O mais importante é o trabalho de prevenção e o conhecimento sobre o mosquito transmissor. Através de atitudes diárias de 10 minutos, podemos evitar seu desenvolvimento. - Explica William Aquino servidor da Vigilância Ambiental.
      Em parceria com o Governo do Estado, a campanha também apresenta o material “Luluzinha e sua turma” (Aprenda a combater o mosquito e a identificar os sinais e sintomas). Um conteúdo que traz um enredo de uma historinha infantil em forma de “gibi” com objetivo de alcançar crianças, além de caça palavras e outros recursos didáticos.

Famílias contra a Dengue

A expectativa é que através de atitudes práticas do cotidiano, como por exemplo não acumular lixo ou água parada, podem fazer toda a diferença, visto que o ovo do mosquito transmissor pode durar 400 dias caso encontre um ambiente favorável para o seu desenvolvimento. Fazer o “dever de casa” é primordial para vencer a batalha contra a dengue e a ação conta com conscientização das famílias.

Cronograma

Agentes de Endemias estarão cumprindo um cronograma em todas as escolas do município, com o objetivo de conscientizar no combate a dengue. A receptividade dos alunos e servidores da educação tem sido positiva.