Inauguração do Complexo Educacional Dr. Fernando Perlingeiro Lavaquial
Tradição preservada!
Prefeitura Municipal de Pádua inaugura o Complexo Educacional Dr. Fernando Perlingeiro Lavaquial
Em uma noite marcada pela preservação da tradição escolar de Pádua, a Prefeitura Municipal inaugurou o Complexo Educacional Dr. Fernando Perlingeiro Lavaquial em homenagem a uma família que historicamente contribuiu com relevância para a formação de várias gerações através da educação. O espaço patrimonial adquirido pela administração pública, recebeu uma reforma em suas dependências com a finalidade de abrigar a “Escola Municipal Maria Inez R. da S. Santiago”, juntamente com “Escola Municipal Colégio de Pádua”. Com a presença de autoridades, populares e amigos que marcaram seus nomes na trajetória do centenário colégio particular, a inauguração foi marcada pelo início de um novo ciclo na educação pública da cidade.
Obras em ritmo acelerado
O engenheiro responsável pelo projeto, Bruno Gabry, enalteceu o trabalho em conjunto que foi realizado com o objetivo de entregar as reformas em pouco tempo:
“Encontramos o espaço em condições precárias de uso e realizamos uma “força tarefa” de todas as secretarias em um intervalo de trinta e um dias, e hoje estamos entregando uma nova escola com acessibilidade, refeitórios e cozinha, revitalização das estátuas e reforma geral. Podemos dizer que é o “Colégio do Povo” – relatou o engenheiro.
Futuro Centro Cultural
O Secretário Municipal de Educação, Cilimar Azeredo, relatou a satisfação em preservar a tradição do Colégio de Pádua:
“Uma escola com 108 anos de história precisa ter sua memória preservada. Com esse propósito temos a intenção de criar o “Centro Cultural Colégio de Pádua” registrando e mantendo a trajetória da instituição. – Informou o secretário.
A Escola Municipal Colégio de Pádua tem a direção da professora Darlene, por sua vez, a Escola Municipal Maria Inez Santiago tem a administração da diretora Silvana.
Desapropriação permiti a continuidade da escola.
O Representante do Executivo Municipal fez uma retrospectiva de todo o processo realizado até o momento da inauguração:
“Tivemos a inciativa de desapropriar a escola a fim de que não perdêssemos a oportunidade desse patrimônio ficar na responsabilidade do município. Não se trata de uma nova escola, é uma continuidade da história do Colégio de Pádua” – afirmou o gestor municipal
Reconhecimento
Depoimentos acompanhados de emoção lembraram a biografia da família Lavaquial e seu legado para educação do município. A presidente da APLAC (Academia Paduana de Letra Artes e Ciências) professora Adma, relatou um pouco dos feitos alcançados pelo Dr. Fernando em seu perfil profissional, sendo selecionado para academia de cientistas no seu período acadêmico, engenheiro da Petrobrás, além de uma vida dedicada ao magistério, sempre estava em busca “de algo novo”:
“Dr. Fernando foi um homem visionário. Ele sempre dizia que o Colégio de Pádua era um patrimônio da cidade e hoje isso está se tornado uma realidade. As pessoas que amamos não morrem quando continuam morando em nossos corações.” Testemunhou Adma Falante presidente da APLAC.
Uma participação musical intitulada “a flor do Ipê” apresentada pela ex aluna e professora Renata Milete, fez o público presente se emocionar e relembrar bons momentos da escola. Uma oração de agradecimento foi realizada no final da cerimônia de inauguração.
O Complexo Educacional Dr. Fernando Perlingeiro Lavaquial faz parte de uma visão administrativa de valorizar a educação pública e preservar o legado de várias gerações da comunidade paduana.
Ascom Pádua