Médico paduano Dr. João Gabriel Daher participa de série da emissora Discovery Channel

Por ASCOM / Em 03/09/2018

A Discovery Channel, canal de televisão da Inglaterra, enviou uma equipe de produção cinematográfica ao Brasil composta pelo cinegrafista diretor e produtor Nicholas Chapman (Nick) e a assistente de produção Vanessa Montenegro para acompanhar a consulta médica da paciente A. C. L de 39 anos, portadora de doença rara, com o renomado médico, dr. João Gabriel Daher. A gravação aconteceu na última quinta-feira do mês de agosto durante a consulta. A. C. L é residente da cidade de Três Rios, no interior do Estado do Rio de Janeiro e foi diagnosticada aos 3 anos de idade com uma síndrome denominada Neurofibromatose que ainda não tem cura, mas possibilidade de tratamento. A paciente já sofreu dez intervenções cirúrgicas e caminha para realizar a décima primeira.

A Neurofibromatose, também identificada cientificamente como Doença de VonRecklinghausen, provoca em um dos seus principais sintomas o aparecimento de nódulos e tumores na pele de tamanho variáveis, os neurofibromas, acomete ao portador acentuado desfiguramento da parte afetada. O canal, pole position em séries científicas, em sua investigação, elegeu dr. João Daher para participar clinicamente da série “Meu corpo, Meu desafio” que compõe parte do programa da emissora. Segundo a produção, os takes (tomadas de cenas) gravados têm edição prevista para uma programação roterizada para exibição do canal a cabo, no início de 2019.

Dr. Daher definiu como palco o cenário da UNIABEU Centro Universitário onde é professor Universitário e, também, faz atendimento médico no Núcleo de Ensino Multiprofissional para Doenças Raras da instituição. onde funciona a Clínicaescola de Fisioterapia com atendimento gratuito a comunidade do entorno e aulas práticas para os alunos dos cursos da área de saúde. Alunos dos cursos dos cursos afins, participaram entusiasmados.

Direto da Inglaterra, a assistente de produção Carolina Rosa nos esclarece que a Discovery fomenta investigação de casos raros em patologias com impacto de conhecimento profícuo para o mundo.

– Parte do nosso trabalho é investigar casos raros de doenças, síndromes em todo mundo através de uma abordagem científica e pessoal, desmistificando e identificando esses casos, tanto para profissionais médicos quanto para o público, o que esperamos levará a um maior desenvolvimento de tratamento, informação e apoio -, disse.

A assistente acentua que o canal tem uma metodologia sistémica e que este é um trabalho para uma série inglesa para os canais da Discovery, uma série bem estabelecida que já está na sétima temporada, intitulada, “Meu Corpo, Meu Desafio”.

– Temos trabalhado muito com o Brasil. Um território que é extremamente importante para nós pela qualidade dos profissionais que conhecemos. Acreditamos que, através do nosso trabalho, contribuímos para o aumento de informações sobre tratamentos médicos permitindo que mais pessoas tenham acesso a tratamento adequado, mas também trazemos alguma esperança para pessoas e famílias em condições semelhantes. Num mundo claramente cheio de diferenças, tentamos inspirar os outros a superá-las através de informações e exemplos científicos, levando as pessoas ao conhecimento dos profissionais. Trabalhamos regularmente com hospitais em todo o mundo, nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Alemanha e em países tão distantes quanto a Austrália, que veem em uma colaboração conosco uma maneira de aumentar a conscientização sobre o precioso trabalho que eles fazem. Entrei em contato em contato com o dr. João por ter conhecimento que é uma referência em doenças raras e pensei que talvez tivesse um caso impactante de Neurofibromatose. Seria interessante poder saber mais sobre o caso -, finalizou.

Em Santo Antônio de Pádua, Dr. João Gabriel Daher é responsável pelo ambulatório de doenças raras do Hospital Hélio Montezano, atendendo quinzenalmente.

O ambulatório de doenças raras foi implementado há 6 anos tendo realizado inúmeros atendimentos a população paduana.

Texto :Cleber Tito / Edição: Mauro Teixeira

Fotos: Equipe e UNIABEU.