Hospital Hélio Montezano dá dicas para prevenir Leptospirose

Por ASCOM / Em 07/05/2019

Após caso de Leptospirose em Santo Antônio de Pádua, Secretaria de saúde em conjunto com o Hospital Hélio Montezano, orienta população sobre características da doença, e como preveni-la.

A Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, por meio de suas instituições alerta sobre os riscos da Leptospirose. Em respeito aos habitantes e comprometidos com a transparência, orientamos desde já que todos tomem os devidos cuidados e observem as características da doença, e como preveni-la. É importante ressaltar que a Leptospirose não é transmitida de pessoa a pessoa, ela é uma zoonose (transmitida do animal ao ser humano).

Para lidar com a questão já foram acionadas a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Secretaria de saúde e o Hospital Municipal Hélio Montezano de Oliveira, com propósito de começar o mutirão de conscientização e higienização na cidade, e a doença não se tornar uma epidemia. Será ainda transmitido nas rádios locais como utilidade pública, informes periódicos sobre o tema.

Sintomas, Transmissão e Prevenção:

Sintomas
São parecidos com os de outras doenças como gripe, febre amarela, dengue, malária, hantavirose e hepatites. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna). Em 10% dos casos, pode ocorrer a forma grave da doença, com o aparecimento de icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas) por insuficiência hepática, manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos em nariz, gengivas e pulmões) e comprometimento dos rins. A evolução para o coma e a morte pode ocorrer em cerca de 10% das formas graves. Os primeiros sintomas aparecem de dois a 30 dias depois do contato com a contaminação. Na maior parte dos casos, aparece sete a 14 dias após o contato.

Transmissão
A transmissão ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama de enchentes contaminadas com urina de animais portadores, sobretudo os ratos. A penetração da Leptospira no corpo, através da pele, é facilitada pela presença de algum ferimento ou arranhão. Também pode ser transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.

Prevenção
Evitar o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de rato. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha. Medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas também ajudam na prevenção.

A gestão de saúde de Santo Antônio de Pádua, reitera que está a disposição para fazer quaisquer esclarecimentos sobre o assunto.