Projeto Roda Hans chega em Pádua

Por ASCOM / Em 04/09/2019

           


 

Santo Antônio de Pádua receberá nesta quinta-feira (05), a carreta do “Projeto Roda Hans”, que oferecerá a população de forma gratuita, até a Sexta-feira (06), exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Evaléria Jubim, a mobilização é comandada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com as Secretaria. A ação tem como objetivo de mobilizar a população para ir até a carreta, onde são disponibilizados os procedimentos de prevenção à detecção a hanseníase.

✔️. A carreta da saúde – Rodo Hans estará no Pátio da Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Pádua.

✔️. Os atendimentos serão realizados nos seguintes horários:

- Quinta-feira: 09h às 17h

- Sexta-Feira: 09h às 13h

Quem procurar o atendimento na carreta deverá apresentar o RG e o cartão SUS.

Doença

Além dos exames, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase. A doença é crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e silenciosa.

Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

A transmissão da hanseníase é pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não realizaram tratamento. A doença tem cura. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde.