Informativo - Programa Nacional de Imunização

Por ASCOM / Em 19/09/2019

           


           Programa Nacional de Imunização

 

Prezados (as) bom dia!

Em reunião na última semana em Brasília, no I Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais de Imunizações, no período de 10 a 13 de setembro, o Subsecretário de Vigilância em Saúde esclareceu a dificuldade de produção nacional e aquisição da vacina contra os componentes sarampo, caxumba e rubéola em suas diversas apresentações no mercado internacional.

Referiu garantia de doses para a vacinação de intensificação que já iniciou-se em 22/08 na faixa etária de 6 meses a 11 meses, e para a faixa etária de rotina padrão do calendário - 1 a 4 anos. Já a faixa etária de 5 a 49 anos insistiu na livre demanda de acesso sem estímulo, considerando a baixa disponibilidade do imunobiológico em estoque na CGPNI/MS.

Portanto, como não haverá a realização da campanha de multivacinação em outubro, o MS promoverá vacinação de intensificação seletiva em duas etapas, sendo:

(1) a primeira de 7 a 25 de outubro (Dia D 19/10) para a faixa etária de 6 meses a 4 anos;

(2) a segunda de 18 a 30 de novembro (Dia D 30/11) para a faixa etária de 20 a 29 anos.

Portanto, teremos dois momentos distintos de vacinação.

Nesse momento, pedimos priorizar a intensificação nas crianças na faixa etária de 6 meses a 11 meses, conforme recomendado na última nota informativa enviada (191/2019/DEIDT/SVS/MS) e seguir rigorosamente as recomendações já encaminhadas, até o repasse das informações para a operacionalização da campanha.

 

  

Atenciosamente,

Regina Célia da Silva Teixeira

Coord. PNI/Pádua