Governador Wilson Witzel, Prefeito Josias Quintal e autoridades estaduais e municipais inauguram nova sede da FAETEC

Por ASCOM / Em 01/11/2019

           


Santo Antônio de Pádua  ganhou nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Com 1.500 metros quadrados de área construída, a entrega foi realizada pelo governador do Estado, Wilson Witzel; pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Leonardo Rodrigues; e pelo presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

O governador falou sobre a importância de levar investimento para as cidades do interior. 'A Faetec Santo Antônio de Pádua irá oferecer formação para cidadãos fluminenses em cursos de Qualificação Profissional, de Ensino Técnico de Nível Médio e na área de Educação Superior, gerando oportunidades da inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, fortalecendo a região', enfatizou Witzel.

O presidente da Faetec destacou sobre a satisfação de entregar para a população paduana mais uma escola da Rede. 'Hoje estamos oferecendo formação profissional, ensino superior e ensino técnico. A Faetec vem colaborando para a retomada econômica que o Rio de Janeiro está começando a superar. A determinação que nós recebemos do governador Wilson Witzel é reconstruir o Rio de Janeiro. E não é possível fazer isso sem uma economia forte e sem empregabilidade. E hoje, depois de dez meses, a gente inaugura aqui a quinta unidade da Faetec, além de termos reaberto 20 unidades que estavam inativas no estado do Rio de Janeiro. Tudo isso, graças ao reforço tanto do governador, quanto do secretário Leonardo Rodrigues e todas as outras pastas envolvidas, além da Procuradoria Geral do estado, que se empenharam na luta para que a gente pudesse recompor o quadro de docentes. Quando se tem professor, tem educação e formação profissional, quando se trata de Faetec. E é assim que a gente vai virar o jogo no estado', disse Romulo Massacesi.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença do vice-governador, Cláudio Castro; de secretários de Estado; do prefeito da cidade de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal; da Primeira-Dama Maria Tertuliana, do Chefe de Gabinete Dr. Ricardo da Silva Miguel, além de diversas autoridades do executivo e do legislativo do município.

Estrutura

A Faetec Santo Antônio de Pádua vai oferecer cursos profissionalizantes de Informática; Excel; Montador; Reparador de Computadores; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro; por exemplo. Já para o Ensino Técnico de Nível Médio será ministrado o curso de Informática. E na Educação Superior, a nova unidade vai oferecer o curso de Pedagogia.

Leonardo Rodrigues comentou sobre o aumento da oferta da qualificação profissional a partir da inauguração da unidade. 'Estamos trabalhando para disponibilizar aqui, mais de 200 vagas a partir do ano que vem. Dessa forma, as pessoas da região estarão aptas e poderão contribuir ainda mais com o impulsionamento da economia local', concluiu o secretário da Secti.

A nova unidade fica localizada na Travessa João Jasbick, S/N°, no bairro Farol. A Faetec Santo Antônio conta com seis salas híbridas; laboratório de cabeleireiro e de maquiagem; laboratório de manicure, pedicure e depilação e laboratório de informática. O novo prédio possui três salas de aula; cinco salas para oficinas; biblioteca e auditório multimídia. A parte pedagógica é composta por salas da coordenação acadêmica, secretarias, direção, sala de professores e administração.

Texto: Ascom RJ - Edição: Mauro Teixeira

Fotos: Mauro Teixeira