Prefeitos se reúnem para discutir estrategias contra o COVID-19

Por ASCOM / Em 26/03/2020

           


Os Prefeitos Josias Quintal (S.A de Pádua), Manoel Faria (Itaocara), Clovinho Tostes (Miracema), José Eliezer (Laje do Muriaé), Marcionilio Botelho (S.J de Ubá), Roberto Elias (Bom Jesus do Itabapoana),  Alcirley de Campos (Italva), Severiano Antônio (Natividade) e Silvestre José (Varre-Sai), e os Secretários de Saúde Humberto Chaves (Cardoso Moreira)  e Evaléria Caetano (S.A de Pádua) se reuniram no fim da tarde de hoje (26), para juntos discutir propostas e alternativas para região norte noroeste no combate ao COVID-19.

Na oportunidade foi assinado por todos os Prefeitos um ofício destinado ao Governador do Estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel para criação de um Hospital de Campana para atender aos municípios, contendo principalmente respiradores mecânicos, equipamento necessário para tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda, comum nos estados mais graves da doença.

Além disso, outro ofício será enviado nos próximos dias para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com os Prefeitos, nesse momento de fragilidade econômica dos municípios em decorrência da pandemia do Coronavírus COVID-19, o pagamento de precatórios judiciais poderá impossibilitar o investimento em áreas críticas, entre elas a própria saúde.

Em Santo Antônio de Pádua a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Hélio Montezano de Oliveira (HHMO) montaram no prédio do CIEP 266 um Hospital de Campana destinado a atender urgências e emergências. A medida visa principalmente evitar a contaminação de pacientes e colaboradores, além de priorizar as dependências do HHMO para o atendimento de pacientes em estado grave.

Pelas ruas a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Fiscalização de Posturas tem circulado pedindo para as pessoas permanecerem em suas casas. Essa medida é importante, principalmente porque a cidade ainda não tem casos confirmados da doença.

“Esse é nosso pedido, permaneçam em casa e protejam suas famílias”, disse o Prefeito Josias Quintal.

Texto e Foto – Mauro Teixeira (Ascom Pádua)