Idosos do Asilo Nossa Senhora do Carmo são imunizados contra a gripe influenza

Por ASCOM / Em 18/05/2017

           


A equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF 001), esteve na manha de hoje (18) no Asilo Nossa Senhor do Carmo, onde realizou a imunização de 47 idosos contra a gripe influenza. A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado em Pádua pela enfermeira Regina Célia.

Nesse primeiro momento, o público-alvo é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde e que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

Mauro Teixeira - Ascom Pádua