Prefeitura de Santo Antônio de Pádua-RJ

Encontro de Caxambu e Jongo

Tradição Africana em Pádua

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu em Pádua nessa segunda feira (13) a tradição do “Caxambu” em parceira com os movimentos culturais relacionados a história africana.
Em procissão realizada no trajeto entra a casa do “Mestre Nico” até a localidade do Cruzeiro onde foi realizado o “mineiro pau”, o evento se tornou uma oportunidade de conhecimento sobre a tradição que surgiu no Brasil colonial, onde predominava o regime escravocrata.
O caxambu é um patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o representante da tradição a palavra se origina de um instrumento musical utilizado pelos escravos nas senzalas, como estratégia de comunicação entre a comunidade negra a fim de confundir seus “senhores”.
“O legado que a dança apresenta é a conscientização do respeito ao ser humano, e o combate a discriminação relacionada aos estrangeiros que imigram para residir no país” ressalta mestre Nico. A mestre Clara, uma das precursoras do movimento na cidade de Pádua, ressalta que a cultura e culinária brasileira em todo momento se encontra na tradição africana : “A feijoada é uma delas, feita com sobras de comida que os senhores deixavam para os escravos e acabou conquistando o paladar de todos", enfatiza.

A Secretaria de Cultura em Pádua incentivando a memória e tradição de nossas raízes históricas e construindo um futuro mais consciente para a sociedade! O evento contou com o apoio da Administração Pública que envolveu populares e amantes da cultura.