Inaugurada Praça Dib Bullus Jazbik

Inaugurada Praça Dib Bullus Jazbik

Uma noite marcada por homenagens e reconhecimento de uma família que contribuiu para o progresso e a história do município de Santo Antônio de Pádua, a praça Dib Bullus Jazbik foi inaugurada pela atual administração no último sábado (18/05). O local enfatiza a história de uma mulher que decidiu construir a maior parte de sua vida em território paduano. A inauguração contou com uma presença significativa da população, além das autoridades do município.

A Inauguração

Em pronunciamento representando a família na solenidade, o Dr Antônio de Pádua Jazbik, em um depoimento marcado pela emoção, enfatizou o legado da Sra. Dib Jazbik na disciplina e formação do caráter de seus filhos. “Minha mãe sempre foi disciplinadora e ao mesmo tempo amorosa. Marcada por ser uma mulher trabalhadora, deixou uma frase que sempre ficou marcada em minha vida: “Terra parada só nasce espinhos”. A inauguração da praça teve a presença de representantes da família Jazbik. O nome do local foi aprovado através de uma lei de 1981 promulgada pelo então prefeito Wagner de Souza e concretizado pela atual administração.

A praça

A praça Dib Bullus Jazbik, localizada na Avenida João Jazbik, conta com uma estrutura completa de lazer disponível para a comunidade. Espaço infantil com brinquedos e segurança reforçada, além de quiosque e bancos confortáveis. A presença do tradicional chafariz é a marca registrada da obra construída pela atual gestão municipal. O Setor de Iluminação pública da prefeitura reforçou o trabalho na praça, a fim de garantir o acesso do local com comodidade e segurança. A obra foi possível através de uma parceria do município com recursos do governo federal e câmara dos deputados, com o apoio de parceiros administrativos.

Biografia:

Dib Bullus Jazbik tem origem libanesa, nasceu em 18 de fevereiro de 1900 e sua família veio para o Brasil com o objetivo de evitar a guerra no Líbano em 1910. Casou-se aos 16 anos na cidade de Pádua com João Jazbik, mãe de onze filhos. Matriarca exemplar, caracterizava-se por sua personalidade forte, exigente e por sua religiosidade e dedicação ao catolicismo. Exigia dos filhos caráter, honestidade e trabalho. Seus descendentes atuaram em vários ramos diversificados como no comércio, educação, medicina, sempre levando seu legado. Dib Jazbik plantou a raiz da medicina em Pádua, destacando-se 28 médicos na família. Dib faleceu em 3 de agosto de 1979.

O poder público municipal valoriza a história e o legado de paduanos que contribuíram para o progresso da cidade. Autoridades fizerem o descerramento da placa, oficializando mais um investimento disponível em benefício a comunidade.