Lei Aldir Blanc: Secretaria anuncia abertura de inscrições

Lei Aldir Blanc: Secretaria anuncia abertura de inscrições

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a abertura das inscrições para novos editais da Lei Aldir Blanc. Uma oportunidade de movimentos que promovem a cultura em participar e divulgar seus trabalhos em parceria com o poder público. A lei federal tem o objetivo de incentivar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os distritos brasileiros, durante 5 anos, com início em 2023.
Em reunião realizada com o Conselho de Cultura, representantes da sociedade civil e setores de cultura, a secretaria municipal definiu o PAAR (plano anual de aplicação de recursos) que está relacionado ao repasse dos recursos específicos. A expectativa da prefeitura é que mais editais sejam promulgados ainda este ano. A lei já vigora em Pádua desde o ano passado.

Origem da Lei
      Aldir Blanc é natural do Rio de Janeiro, nasceu em 2 de setembro de 1946. O artista é autor de mais de 600 canções e um dos grandes nomes da história da musica popular brasileira. A lei surgiu em junho de 2020 como resposta à crise da pandemia de Covid 19 que afetou economicamente a classe artística.

A Lei em Pádua
      A lei Aldir Blanc tem beneficiado movimentos culturais na cidade. No próximo sábado (25/05) será inaugurada a “Casa do Artesão” que vai expor o trabalho artesanal, dando visibilidade e acessibilidade aos artistas do próprio município. O evento vai acontecer no centro da cidade a partir das 9h.

Outra manifestação artística presente em Pádua são os “muralistas” que expõem seus trabalhos nos muros da cidade despertando a curiosidade dos moradores. Pinturas nos muros feitas pelos profissionais têm mudado a estética dos espaços públicos, trazendo beleza e consciência crítica pra todos que trafegam diariamente nas ruas. “O muralista é feito com pinturas usando pincel e tinta sendo que o grafite utiliza a lata de Spray” - explica Ania Tattoo profissional muralista. O muralismo em Pádua tem o apoio da lei Aldir Blanc.
Uma das pinturas pode ser vista na Beira Rio do Bairro Tavares, chamando a atenção pra questão negra através do trabalho do artista Jonas. Manifestações como essa tem o apoio do Núcleo Cultural dos artistas paduanos.

Editais:
Os editais divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura:
Edital 001/2024 - Artes Visuais voltadas ao Muralismo
Edital 002/2024 - Fomento ao Artesanato