Prefeitura de Santo Antônio de Pádua-RJ

Hospital lança Pedra Fundamental

https://www.santoantoniodepadua.rj.gov.br/arquivos/2024-06-03/441883790_782818344039908_2344748046423752_n.jpg

Na expectativa da construção do anexo 2 do hospital Hélio Montezano, a Administração Pública de Pádua realizou oficialmente o lançamento da pedra fundamental que representa a ampliação patrimonial da unidade. Com a presença de autoridades do executivo e legislativo, além de servidores municipais e populares, o evento ficou marcado pela homenagem à memória do médico Antônio Carlos Chicralla que recebeu o reconhecimento pelo seu histórico de serviços prestados no hospital municipal.
Parcerias
A prefeitura de Pádua em parceria com o governo do Estado tornou possível a realização desse projeto que visa ampliar o Montezano com o objetivo de se tornar uma referência regional. Segundo a atual gestão, o planejamento tem a finalidade de comportar uma estrutura que atenda toda a região, proporcionado uma saúde acessível em Pádua sem a necessidade de transferência para outros municípios. A saúde pública da cidade atende 5 mil pessoas mensalmente totalizando mais de cinquenta mil cartões do SUS. As novas instalações contarão com recepção de pronto socorro com 16 leitos emergenciais, Centro de diagnóstico por imagens, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, e UTI´S, sendo que todas essas estruturas serão divididas em cinco pavimentos. O prédio vai contar com rampa de acessibilidade, elevadores e escadas pressurizadas. A obra tem previsão de ser concluída em três anos e meio, e segundo os gestores esse investimento vai significar um avanço de trinta anos.
Reconhecimento
Em reconhecimento ao saudoso médico Antônio Carlos Chicralla, o anexo 2 do hospital Hélio Montezano foi dedicada em sua homenagem. O advogado Antônio Filho em depoimento como representante da família exaltou a história de vida de seu pai: “Após onze anos de sua partida ainda me emociono ao falar de meu pai que “deu a vida” por esse hospital. Sua dedicação era integral, sendo que alguns momentos além de diretor, fazia a função de médico e cozinheiro quando necessário. Esse foi o lugar que mais trabalhou com paixão, pois tinha a oportunidade de oferecer medicina de graça” - exaltou Antônio em discurso emocionado.
O diretor clínico do hospital Dr. Antônio de Pádua comemorou o futuro investimento prevendo que a saúde do município se torne em breve centro de referência regional, além de relembrar do “grande médico e amigo” que o Dr Antônio Chicralla foi particularmente em sua vida.
Superação
O secretário Municipal de Saúde, Rafael Lions, enfatizou a superação do poder público em realizar a obra, visto que foram apresentadas dificuldades técnicas ao longo do processo, além das questões financeiras, porém o sonho do anexo 2 do Montezano se tornou possível: “Tínhamos a preocupação com as enchentes, além do argumento da cidade de Pádua não comportar o projeto. A dedicação da atual gestão e estudos técnicos viabilizaram o investimento que convenceu o governo do Estado em fazer a parceria. Hoje já podemos tirar do papel o projeto” “- destaca o secretário.
A prefeitura Municipal de Pádua informa que a atual estrutura do hospital vai receber reformas paralelamente a construção do anexo 2. A construção do novo prédio anexo do Hospital Municipal Hélio Montezano, tem por objetivo atender a crescente demanda local, além de se tornar uma unidade de saúde pública referência para toda região noroeste do Estado do Rio de Janeiro.