Vacina Poliomielite: Campanha em Pádua acontece em junho

A secretaria Municipal de Saúde informa que já começou a campanha de vacinação contra a Poliomielite no Município de Pádua. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de Saúde da cidade entre os dias 4 a 22 de junho, nos horários das 8h às 15h. A expectativa do poder público é grande a fim de que aconteça uma procura significativa pela vacina nas unidades de saúde espalhadas nos bairros e distritos. O alcance da campanha visa atender crianças de 1 ano até menores de 5.
A importância da vacina
A coordenadora de imunizações em Pádua, Regina Célia da Silva Teixeira, enfatiza a importância da vacina como forma de prevenção de saúde pública:
“Vacina tem o objetivo principal gerar imunidade, contribuindo para o controle e eliminação de doenças principalmente provocadas por vírus e bactérias. O que se propõe na vacinação é avaliar o risco benefício, pois vacinas trazem mais benefícios do que malefícios, sendo voltada para o coletivo. Coberturas vacinais precisam ser alcançadas para o controle das doenças, se houver falha vacinal, as doenças que não fazem parte do cotidiano podem voltar. Quem não vacina coloca em risco sua própria saúde e da comunidade. Vacinas evitam complicações, internações e morte” – explica Regina Célia
A doença
O Ministério de Saúde informa que a Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves pode paralisar membros inferiores do corpo. A vacinação é uma única forma de prevenção.
Vacinação contra a Poliomielite
Data: 04 a 22 de junho
Local: Postos de saúde de Pádua
Horário: 8 h às 15 h. ( Segunda a sexta )
Publico Alvo: Crianças de 1 ano até menores de 5 anos.