Desfile Cívico escolar comemora o aniversário de Pádua

A Prefeitura Municipal de Pádua em parceria com a Secretaria de Educação realizou no sábado (08/09) o tradicional desfile cívico escolar no centro da cidade. O evento acontece anualmente e paralelo as comemorações de aniversário do município e a festa religiosa de Santo Antônio. O desfile registrou uma boa presença da comunidade que pode acompanhar a apresentação das intuições educacionais públicas e privadas da cidade, além de clubes de serviço e repartições da administração municipal. Autoridades do executivo realizaram o hasteamento das bandeiras oficializando a abertura do evento.

O Tema
A Secretaria Municipal de Educação enfatizou o tema “Comunicação Encena” com a finalidade de transmitir a questão relevante da comunicação nos dias atuais. Segundo a secretaria a escolha do tema “evidencia o poder que uma boa comunicação tem ao compreendermos o dinamismo da fala, do silencio, da música, da poesia, da literatura e das diversas formas de linguagem, aproximando-os uns dos outros”.
A temática destacou também a contexto das “Fake News” e suas consequências na atualidade causando grandes prejuízos para comunicação, visto que notícias inverídicas tem se propagado na atualidade como “verdades” trazendo confusão e causando afastamento entre as pessoas. O domínio da tecnologia afeta diretamente a forma de se comunicar na sociedade, cabendo ressaltar a importância do diálogo sobre o assunto a fim de construir uma comunicação eficaz. O acesso facilitado a informação ao mesmo tempo tem enfraquecido a comunicação familiar. A grande temática do desfile foi conscientizar sobre o fortalecimento da comunicação no seio familiar e de que maneira a mensagem tem chegado aos ouvintes.
O Secretário de Educação, Cilimar Azeredo, abordou a importância do tema na conscientização social: “O desfie desse ano coloca a comunicação e a educação em cena, levando-nos a refletir sobre as origens dessa comunicação, desde suas raízes nas diversas formas de arte até suas manifestações nas diferentes expressões humanas. Foi uma aula de história a céu aberto” – comenta o secretário.

O Desfile
O desfile escolar ocorrido na tarde do dia 8 de junho, na Rua dos Leites, contou com a presença de várias instituições de educação de Santo Antônio de Pádua, abrangendo os âmbitos municipal, federal e particular, assim como entidades de órgãos públicos e privados, como a Loja Maçônica, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda Civil, e secretarias pertinentes à gestão da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, além de motoclubes e ciclistas.
O setor de comunicação da secretaria Municipal de Educação divulgou uma nota de agradecimento a todos que participaram e colaboraram com o desfile:
“Expressamos nosso eterno agradecimento a todos que aceitaram os convites e contribuíram para que esse desfile acontecesse, especialmente os parceiros que auxiliaram a Secretaria Municipal de Educação, as secretarias que deram suporte a todo o processo, as representações que participaram, os responsáveis que levaram as crianças, e toda a população que abraçou o evento. A gestão tem a grata alegria de ter realizado o desfile em comemoração ao município de Santo Antônio de Pádua.”