SMEC distribui quase 2 mil kits alimentícios a alunos da Rede Municipal

Por ASCOM / Em 25/06/2020

O Prefeito Municipal de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal de Oliveira, a Secretária  Municipal de Educação e Cultura, Andréa Aparecida Eiras de Oliveira Ferreira e o  Departamento de Alimentação Escolar  do Município de Santo Antônio de Pádua  vêm realizando,  neste período de pandemia (ocasionada pelo Novo Corona Vírus – Covid 19), um trabalho primoroso em relação à distribuição de kits alimentícios aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Ressalta-se que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como meta atender todos os escolares brasileiros matriculados em instituições públicas, ofertando alimentação escolar. Ao final do primeiro trimestre de 2020, essa meta tornou-se extremamente desafiadora em virtude da pandemia causada pelo COVID 19. Com a suspensão das aulas em todas as instituições educacionais públicas de educação básica, surgiu um grande desafio: fazer com que os gêneros alimentícios provenientes do PNAE chegassem à mesa dos estudantes para suprir parte das suas necessidades nutricionais.

A aprovação da Lei nº 13.987 de 07 de abril de 2020, autoriza a distribuição desses gêneros aos pais ou responsáveis dos estudantes e   a Resolução n°02 de 09 de abril de 2020 (MEC/FNDE), estabeleceu-se que os alimentos poderiam ser distribuídos em forma de kits, definidos pela Equipe de Nutrição local, devendo ser compostos, preferencialmente, de alimentos in natura (provenientes de agricultores locais) ou, minimamente processados, ficando a Prefeitura Municipal responsável por definir a melhor forma de distribuição desses produtos.

Informa-se ainda que a suspensão das atividades escolares, em nosso município, teve o seu início no dia 13 de março. Os gêneros que já se encontravam nos estoques das Unidades, foram montados e distribuídos, perfazendo um total de 696 (seiscentos e noventa e seis) kits, priorizando as famílias em maior vulnerabilidade. Em seguida, foram distribuídos mais 1000 (mil) de forma gradual  semanal, de acordo com a disponibilidade de fornecimento por parte dos agricultores locais.

Todos os kits foram compostos pelos seguintes gêneros: arroz, feijão, farinha de mandioca, fubá, macarrão, sal, óleo, inhame, mandioca, cenoura e banana.

O trabalho realizado teve como objetivo principal diminuir os impactos provenientes desta situação, garantindo alimentação adequada, enquanto direito fundamental do ser humano, sejam eles residentes na Zona rural ou urbana do nosso Município.

Essa foi mais uma ação triunfante da SMEC que envolveu todos os funcionários do Departamento de Alimentação Escolar, os responsáveis diretos pela Agricultura Familiar, Diretores de todas as Unidades escolares em prol das famílias dos educandos paduanos da Rede Municipal de Ensino.