Pádua tem novo secretário de saúde

Por / Em 04/03/2013

           


    Na última sexta-feira, 01/03, o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal, convidouFoto Sandra S. Carvalho a imprensa regional para participar da posse do novo secretário de Saúde do município, Plínio Augusto Tostes Padilha Moreira.

    A reunião aconteceu no auditório do Hospital Hélio Montezano. Além do prefeito e do novo secretário, estavam presentes a ex-secretária de saúde Dra. Claudia Marconi, o presidente da Fundação José Kezen Dr. Josafat Faria de Azeredo e o diretor do hospital, Dr. José Célio Ferreira.

    A competência da ex secretária foi ressaltada por todos - pelo prefeito e pelos demais médicos presentes - mas foi esclarecido que ela assumiu o cargo para cumprir a missão de atuar no período inicial da transição de governo. "Agradeço a toda a equipe e continuo à disposição para colaborar no que for preciso, mas não posso continuar no cargo de secretário, em respeito à minha profissão e aos meus pacientes", disse Claúdia, pediatra renomada em toda a região.

    Pela primeira vez o cargo é ocupado por um profissional que não é médico. Advogado especialista em Direito Administrativo, Plínio Tostes assume a função para aplicar seu conhecimento técnico na administração dos recursos que gerem a saúde paduana. "Nosso quadro precisa estar preparado para gerir corretamente a máquina pública. Nossa equipe médica é excelente. Vamos dar suporte e infraestrutura para que eles trabalhem", disse o prefeito Josias Quintal.

    A ex-secretária endossou a indicação de Plínio. "Hoje, 50% da saúde obedece à área jurídica. Um perfil técnico administrador é ideal para garantir o planejamento e a gestão dos serviços", afirmou Cláudia. O novo secretário agradeceu a confiança. "Não conheço pessoa mais humana que a Cláudia. Venho dar continuidade ao trabalho que ela implantou na parte clínica e melhorar a parte administrativa. Vamos adequar tecnicamente e corrigir as falhas. Sabemos que a situação é crítica, mas vamos olhar para frente", disse Plínio.

    O prefeito Josias Quintal determinou uma auditoria na saúde. A atual gestão encontrou prédios e equipamentos deteriorados, farmácia e laboratório vazios, veículos danificados, apenas duas ambulâncias em funcionamento, pedidos de exames aguardando autorização há mais de 4 meses, e uma série de irregularidades.  

Foto Sandra S. Carvalho

    A passagem de cargo foi uma ocasião apropriada para mostrar o que foi encontrado e o muito que já foi feito em apenas três meses. Representantes de rádios e jornais foram convidados para que todos possam ter acesso às informações sobre este setor que é de vital importância para a população.  Os repórteres fizeram perguntas e questionamentos ao prefeito e aos representantes da saúde, que responderam prontamente às solicitações.

    "O ser humano precisa estar em primeiro lugar. Quero conhecer e mensurar os anseios da comunidade com relação à saúde. Aqui bate o coração de Pádua. Aqui as vidas são salvas ou perdidas", afirmou Plínio. O novo secretário pediu a compreensão e o apoio da população paduana para promover a melhora no setor da saúde.

    O prefeito encerrou a reunião afirmando que todos os atos da atual administração serão de conhecimento público, como este. "Não tenho ambição maior do que fazer um bom governo nesta cidade e para isso preciso do empenho de todos os funcionários. Nosso método de gestão é transparente e é, permanentemente avaliado para que os ajustes necessários sejam promovidos", disse Josias Quintal.